Uma maneira simples de verificar a eficiência da otimização de um site é através da análise do tráfego do site, possível através do uso de ferramentas de web analytics, como o Google Analytics. Essas ferramentas fornecem uma grande quantidade de dados à respeito dos visitantes:
* browser utilizado
* tipo de conexão
* de onde o visitante veio
* quais páginas têm maior bounce rate
* e outros
Aliás, o cadastro no Google Analytics deve ser um dos primeiros passos depois da criação de um site ou blog, pois dessa maneira se obtem dados de alta qualidade sobre a evolução do site com o passar do tempo e qual o impacto das ações de marketing e estratégias de SEO.
Entretanto, por mais desenvolvido que o Google Analytics e outras ferramentas de análise de tráfego sejam, ou por mais informações que elas possam fornecer, esses dados são apenas coletados e exibidos. Cabe a você mesmo analisar esses dados e retirar deles o que realmente interessa – ou seja, verificar os efeitos das estratégias utilizadas e decidir qual será o próximo passo na otimização do site.
Neste artigo, trago algumas dicas de como utilizar o Google Analytics e como extrair algumas informações relevantes a partir dos dados fornecidos. Vamos a elas.
Dicas Básicas de Uso do Analytics
Para se ter um panorama geral do tráfego do site, é interessante verificar os seguintes dados:
* Visitas diárias recebidas
* Taxas de conversão
* Páginas mais visitadas
* Tráfego de Referrals
* Tempos de visita e com que freqüência as pessoas voltam ao seu site
terça-feira, 7 de dezembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)